"Desenvolvendo competência internas na industria"
Como estratégia para driblar a escassez de mão de obra qualificada, as empresas têm intensificado a capacitação do trabalhador no próprio ambiente de trabalho.
De acordo com uma sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 81% das empresas utilizam essa estratégia. Entre as de grande porte, essa taxa sobe para 87%.
Neste contexto, é fundamental que os agentes envolvidos na implementação e multiplicação do programas e projetos de educação e treinamento das industrias, sigam diretrizes eficientes para que estes sejam vistos como um investimento e não custo, visto que seu objetivo deve ser contribuir para os resultados da organização.
Orientar os participantes sobre a importância do treinamento para o desenvolvimento de competências nas industrias;
Conscientizar os participantes sobre a necessidade de alinhar os programas e projetos de treinamento de acordo com as necessidades da industria;
Dotar os participantes de técnicas e orientação para ministração de treinamentos mais eficientes e eficazes em ambiantes industriais;
Apresentar aos participantes diretrizes para tornar os programas e projetos de treinamento mais eficientes e eficazes.
Instrutores e multiplicadores de treinamento, profissionais de rh e demais profissionais que atuam nas indústrias, interessados na área de treinamento interno.
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES:
- Qualidade, produtividade e a necessidade de treinamento adequado;
- Escassez de mão de obra qualificada na industria e a importância do treinamento;
- Desenvolvendo competências internas na indústria através do treinamento;
- Treinamento como recurso estratégico para a industria.
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- Treinamento, desenvolvimento e educação;
- Andragogia: a arte de orientar adultos a aprender;
- Abordagens do processo de ensino e aprendizagem;
- O processo de ensino-aprendizagem: educação, ensino e aprendizagem;
- 4 momentos da metodologia de ensino em sala de aula: introdução e motivação, mediação e assimilação, domínio e consolidação e controle e avaliação.
NORMA ISO 10015: DIRETRIZ INTERNACIONAL PARA TREINAMENTOS:
- O que é a ISO 10015;
- Funções e Objetivos da ISO 10015;
- Para que é a norma ISO 10015;
- A ISO 10015 e a melhoria contínua;
DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS ATRAVÉS DO TREINAMENTO:
- A ISO 10015 e o desenvolvimento de competências;
- Conceito de competência segundo a ISO 10015;
- Desenvolvendo e aprimorando de competências através do treinamento;
- Como desenvolver maturidade da equipe através do treinamento e desenvolvimento.
O PROCESSO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ACORDO COM A ISO 10015
- Conceito de Treinamento de acordo com a ISO 10015;
- Envolvimento do pessoal;
- Treinamento: um processo cíclico de 4 Estágios: Definição das necessidades, Projeto e planejamento, Execução do treinamento, Avaliação dos resultados, Monitoração e melhoria do processo de treinamento.
INSTRUTOR / MULTIPLICADOR DE TREINAMENTOS EFICIENTE E EFICAZ
- Instrutor/multiplicador de treinamento como educador;
- Aplicando princípios andragógicos ao treinamento;
- Comportamentos e posturas dos instrutores;
- Instruindo pessoas no chão de fábrica;
- Utilizando a linguagem corporal durante a instrução;
- Como manter o envolvimento, atenção e interação do público;
- Dicas de oratória aplicada aos instrutores;
- Utilizando estrategicamente os recursos audiovisuais;
- Envolvimento dos participantes;
- Lidando com os diferentes tipos de participantes;
- Conduzindo jogos, simulações e dinâmicas de grupo;
- Planejamento da instrução: garantindo o alcance de objetivos.
OS 4 NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO
- Avaliação de Reação;
- Avaliação de Aprendizagem;
- Avaliação de Aplicabilidade;
- Avaliação de Resultados;
Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing.
Atualmente é Diretor de Projetos de Educação Corporativa, Instrutor e Consultor Sênior da Corporativa Brasil, tendo desenvolvido ao longo de sua carreira, mais de 50 temas exclusivos de curso e treinamentos corporativos nas áreas: Liderança e Gerenciamento, Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Gestão de Clientes, Agronegócio, Industria, Vendas e Negociação, Comunicação e Etiqueta Corporativa. Atuou também como professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial).
Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.
Autor dos livros e ebook "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão.
Realizou projetos de desenvolvimento profissional e de lideranças, com alto índice de satisfação para empresas como: Saint Gobain, Companhia Brasileira de Cartuchos, Zurich Seguros Brasil, Facchini S.A, JCDecaux, CESP - Companhia de Energia do Estado de São Paulo, State Grid, Roche, NovoNordisk, Banco Alfa, Vetnil, Royal Canin, Grupo Antolin, Lundin Mining Brasil, Magenta Agro S.A, FMC Agrícola, Charrua Comercial Agrícola, Bancorbrás, Expresso Princesa dos Campos, Nissin Foods, Bimbo do Brasil, Alibem, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Hershey's do Brasil, Unimed Belém, Unimed Volta Redonda, Pierre Fabre no Brasil, State Grid Brazil, Comandolog Transporte e Logística, Comando Diesel Transporte e Logística, Oceanair Linhas Aéreas, FTD Editora, CTICOR – Centro de Tratamento Intensivo, Vipal Borrachas, Fleetcor (Sem Parar), OMR Componentes Automotivos, Atomy Brazil, Centro Universitário São Camilo, SQM Vitas Brasil, Faet, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, Deca S/A, entre outras.
14 horas presencial (das 8h30min. às 16h30min.).
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