Evitando perdas e desperdícios com foco na qualidade
Num ambiente de extrema competitividade o grande desafio de qualquer organização industrial é como manter a qualidade, produtividade a baixo custo, e sua performance pode e deve ser medida por seu nível de perda e desperdício, e quanto maior são estes, menos eficiente será o sistema.
O grande objetivo da indústria é a melhoria de sua performance frente à sua concorrência, focando na eliminação de fatores que contribuam para o baixo desempenho. Nesse sentido, o objetivo de uma organização industrial é evitar perdas, otimizando o atendimento aos clientes e por fim aumentando sua participação de mercado com lucratividade.
Analisar os conceitos de perdas e desperdícios, tipos de causas mais frequentes, e as atividades que agregam valor ao processo produtivo;
Apresentar formas e sugestões para eliminação de desperdício no processo produtivo;
Apresentar a importância do papel dos líderes e gestores para melhoria do desempenho da organização através de seus processos;
Conscientizar sobre a importância do engajamento de todos na prevenção de perdas e desperdícios num ambiente industrial.
Este curso é destinado a todas as pessoas que exercem ou desejam exercer algum tipo de função na indústria. O conteúdo é aplicável a empresas de todos os tamanhos e nacionalidades.
PERDAS NO PROCESSO PRODUTIVO: Objetivos de uma organização industrial – Perdas x Eficiência da indústria – Perdas x Gestão da qualidade.
PERDAS E A GESTÃO DA QUALIDADE: Princípios da gestão da qualidade e sua relação com eliminação de perdas – ISO 9000 e abordagem de processo – A saída de um processo é a entrada do próximo.
PERDAS E DESPERDÍCIO E SUA INFLUÊNCIA NA AGREGAÇÃO DE VALOR: Conceitos e definições de perdas e desperdício – Exemplos de perdas e desperdício e sua relação na agregação de valor – O impacto das perdas e desperdícios no desempenho financeiro da indústria.
PERDAS E DESPERDÍCIOS E CUSTO DA QUALIDADE: A relação entre qualidade, eficácia, produtividade e eficiência – O que é qualidade – Medindo a qualidade através da relação peças defeituosas / peças produzidas – O que é custo da qualidade – Categorias dos custos da qualidade: prevenção, avaliação, falhas internas, falhas externas – Exemplos de categorias de custos da qualidade.
QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E CUSTOS: O que é eficácia – A relação entre eficácia e qualidade – Preço como função do valor agregado – A relação entre produtividade, qualidade e custos – Produtividade, faturamento e custos: o cliente é fator decisivo – Relação entre qualidade e produtividade segundo Deming.
PRINCÍPIOS PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS: Visão convencional – Visão do sistema Toyota – Visão Atual / Alta concorrência – A Função Operação e sua relação com a redução de custos – O que é o índice OEE e quais as vantagens de medi-lo.
Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing.
Atualmente é Diretor de Projetos de Educação Corporativa, Instrutor e Consultor Sênior da Corporativa Brasil, tendo desenvolvido ao longo de sua carreira, mais de 50 temas exclusivos de curso e treinamentos corporativos nas áreas: Liderança e Gerenciamento, Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Gestão de Clientes, Agronegócio, Industria, Vendas e Negociação, Comunicação e Etiqueta Corporativa. Atuou também como professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial).
Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.
Autor dos livros e ebook "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão.
Realizou projetos de desenvolvimento profissional e de lideranças, com alto índice de satisfação para empresas como: Saint Gobain, Companhia Brasileira de Cartuchos, Zurich Seguros Brasil, Facchini S.A, JCDecaux, CESP - Companhia de Energia do Estado de São Paulo, State Grid, Roche, NovoNordisk, Banco Alfa, Vetnil, Royal Canin, Grupo Antolin, Lundin Mining Brasil, Magenta Agro S.A, FMC Agrícola, Charrua Comercial Agrícola, Bancorbrás, Expresso Princesa dos Campos, Nissin Foods, Bimbo do Brasil, Alibem, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Hershey's do Brasil, Unimed Belém, Unimed Volta Redonda, Pierre Fabre no Brasil, State Grid Brazil, Comandolog Transporte e Logística, Comando Diesel Transporte e Logística, Oceanair Linhas Aéreas, FTD Editora, CTICOR – Centro de Tratamento Intensivo, Vipal Borrachas, Fleetcor (Sem Parar), OMR Componentes Automotivos, Atomy Brazil, Centro Universitário São Camilo, SQM Vitas Brasil, Faet, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, Deca S/A, entre outras.
8 horas (ou de acordo com as necessidades de sua empresa)
CUSTOMIZAÇÃO DE CONTEÚDO E ABORDAGEM: Curso customizado de acordo com as necessidades de sua organização, perfil dos participantes e mercado.
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