Separe as pessoas dos problemas e não negocie por posições, e sim por interesses!
Falar de negociação é falar sobre um processo comum aos seres humanos e de extrema importância, tanto em nossa vida pessoal quanto profissional. Embora seja a negociação seja uma comum, para se tornar um negociador eficiente e eficaz é necessário o entendimento das técnicas e prática.
"Negociação segundo o modelo da escola de Harvard", traz para você, o que há de mais modernos em estudo e técnicas de negociação. Trata-se de programa prático, baseado na Teoria da Escola de Harvard, conhecida como Projeto de Negociação de Harvard, com o propósito de ajudar você a desenvolver suas habilidades de negociação e desenvolver melhores relações.
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades de negociação e relacionamento dos participantes;
Apresentar técnicas de resolução de conflitos no ambito das negociações;
Executivos, gestores, líderes, advogados, profissionais de compras, profissionais de venda, que necessitem melhorar suas habilidades de negociação e relacionamento.
Negociação por barganha posicional;
Negociação baseada em interesses;
A importância da descoberta de interesses;
Problema básico em uma negociação;
O método do Projeto de Negociação de Harvard;
O que o método Harvard de negociação pretende?
Separe as pessoas dos problemas
Não negocie por posições, e sim por interesses
Elementos objetivos da negociação: interesses, opções, legitimidade e alternativas;
Identificando interesses comuns e complementares em posições antagônicas
Necessidades humanas básicas: interesses mais poderosos
Como identificar interesses por traz de uma negociação?
7 passos para entender melhor os interesses do outro
Elementos da negociação: Opções;
O foco da geração de opções
2 passos para geração de opções satisfatórias
Obstáculos na aplicação da criatividade na negociação
Como pensar sobre o problema e gerar soluções construtivas?
Transformando interesses em opções
Seus interesses X envolvimento emocional;
Elementos da negociação: Legitimidade;
Utilize padrões objetivos com referências verificáveis;
3 passos para uma negociação baseada em princípios;
A importância da ética nas negociações;
Elementos da negociação: Alternativas;
Conceito da MAPAN (Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado), ou MASA (Melhor Alternativa Sem Acordo)
Entendendo o identificar a sua MAPAN/MASA
3 passos para gerar opções de MAPAN/MASA
Como conseguir as informações sobre a MAPAN/MASA do outro?
Transformando o oponente em parceiro na solução do problema
Elementos subjetivos da negociação;
Fechando o acordo final: promessas práticas e realistas
Cumprido o que foi acordado;
Fases da Negociação: Preparação, Criação, Negociação, Fechamento, Reconstrução.
Prof. Márcio Silva, cursou mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, tendo como objeto de estudo a "construção identitária de novos líderes no chão de fábrica". Estudou Ciências Econômicas pela UEFS, Administração Industrial pela USP, graduado em Marketing.
Atualmente é Diretor de Projetos de Educação Corporativa, Instrutor e Consultor Sênior da Corporativa Brasil, tendo desenvolvido ao longo de sua carreira, mais de 50 temas exclusivos de curso e treinamentos corporativos nas áreas: Liderança e Gerenciamento, Gestão de Pessoas, Administração Estratégica, Gestão de Clientes, Agronegócio, Industria, Vendas e Negociação, Comunicação e Etiqueta Corporativa. Atuou também como professor do curso de pós-graduação do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial).
Muito elogiado por sua didática simples e dinamismo em suas apresentações, Márcio Silva participou como palestrante da Fispal Tecnologia (29ª Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) e do Forum Industrial promovido pela AMCHAM-Campinas. Jurado do Prêmio Nacional de Telesserviços 2011.
Autor dos livros e ebook "Liderança, Gerenciamento e Gestão de Pessoas" e “Clientes por Todos os Lados” disponíveis na Amazon e de diversos artigos sobre liderança, gerenciamento e gestão.
Realizou projetos de desenvolvimento profissional e de lideranças, com alto índice de satisfação para empresas como: Saint Gobain, Companhia Brasileira de Cartuchos, Zurich Seguros Brasil, Facchini S.A, JCDecaux, CESP - Companhia de Energia do Estado de São Paulo, State Grid, Roche, NovoNordisk, Banco Alfa, Vetnil, Royal Canin, Grupo Antolin, Lundin Mining Brasil, Magenta Agro S.A, FMC Agrícola, Charrua Comercial Agrícola, Bancorbrás, Expresso Princesa dos Campos, Nissin Foods, Bimbo do Brasil, Alibem, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Hershey's do Brasil, Unimed Belém, Unimed Volta Redonda, Pierre Fabre no Brasil, State Grid Brazil, Comandolog Transporte e Logística, Comando Diesel Transporte e Logística, Oceanair Linhas Aéreas, FTD Editora, CTICOR – Centro de Tratamento Intensivo, Vipal Borrachas, Fleetcor (Sem Parar), OMR Componentes Automotivos, Atomy Brazil, Centro Universitário São Camilo, SQM Vitas Brasil, Faet, Maringá Turismo, Portal do Morumbi, Cia de Canetas Compactor, H-Buster, Cremer, GGF Brasil, IMMA, Arbor do Brasil, Sodramar, SAE Towers, Brady Corp, PQ Silicas, Metalvic, Aliança Metalurgica, Deca S/A, entre outras.
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